Clássicos em São Jujuba


Acabou de sair o veto ao jogo vs Botafogo em SJ. Ao invés de ficarmos esbravejando aos quatro cantos, igual a um velho gagá revoltadinho, vamos analisar a situação com coerência e justiça.

É fato que todos os vascaínos querem clássicos em casa. Os motivos formam uma lista interminável: é nossa casa, conhecemos o campo, dificilmente perdemos em casa, o mando é nosso, é FODA ter e frequentar o nosso estádio, etc…

Mas eu prefiro levar esse veto como mais uma prova de que SJ precisa ainda de muitas melhorias. Quem frequenta com assiduidade o estádio sabe disso. Podemos afirmar com toda a certeza do mundo que o Dinamite está melhorando muito as nossas dependências. SJ está ficando muito melhor. Mais moderno, mais bem cuidado etc. Mas ainda precisamos de muito. Muito mais!

Fonte: torcedorvascaino.com.br

Colocar a culpa nas vielas de acesso é estupidez. As ruas próximas a La Bombonera são exatamente assim e os jogos são realizados lá sem problemas. A solução pra isso é simples: ninguém chega de carro ou ônibus perto (500 mts ou semelhante) de SJ. Todos deverão parar os carros, largar a bicicleta ou a moto, descer dos ônibus ou seja qual for o meio de transporte nas próximidades do estádio (no Largo da Cancela ou na Feira de São Cristóvão, por exemplo). No estádio do Boca é assim. Só se chega perto do estádio a pé e com ingresso em mãos. Isso já reduz muito a presença de baderneiros nas proximidades (os eventuais encontros de torcidas em outros bairros da cidade é de responsabilidade da “Puliça”!). O desfecho dessa problemática é fácil: Forma-se uma barreira de contenção com cavaletes e guardas e dali só passa quem realmente vai pro jogo. SIMPLES!

Ter um estádio pra apenas 22 mil torcedores não condiz com o tamanho do Vasco. Quiça com a torcida do Vasco mais a de outro grande clube do RJ. Precisamos aumentar a capacidade de São Jujuba urgentemente! Basta ver os últimos jogos (vs SP, Atl-MG, Corinthians…) onde os ingressos esgotaram-se rapidamente. Nossa torcida é muio muito maior do que os míseros 22k de capacidade atual. Expansão de SJ já!!! Foi mal, mas exigir clássicos em um estádio pra 20 mil torcedores chega a ser ridículo.

Distribuir apenas 10% pros visitantes é correto. Porém quando o jogo for na casa deles a distribuição também deve ser feita dessa forma. Discordo totalmente de dividir SJ entre as duas torcidas. Isso não existe!!! Jogar em casa é ter a maioria esmagadora do estádio a favor. E não somente a metade.

– A revitalização do entorno de SJ é necessária por vários motivos. Não só por causa do aceeso ao estádio. Seria excelente pra valorizar a área e pelas melhorias em geral. Isso é óbvio. Só não concordo em usar a formação/estrutura do bairro como desculpa pra não realização dos clássicos.

Além disso tudo, sabemos das outras melhorias necessárias. Principalmente internas: banheiros inóspitos, poucas e pequenas entradas de acesso ao estádio (roletas), poucos bares, etc… Por isso ainda acho que antes de exigir clássicos em casa, temos que melhorar o nosso estádio.

O que vale também, é ver que, hoje em dia, o #Vasco se movimenta! Tenta! Luta pelos seus direitos. Não conseguimos realizar os clássicos em SJ nesse campeonato, mas em breve consguiremos. Perseverança diretoria!