O FALECIMENTO DO CAMPEONATO CARIOCA DE FUTEBOL PROFISSIONAL – PROTESTO EM FRENTE AO TJD/RJ


Adeus Campeonato Carioca, falecido em 08 de abril, um domingo de Páscoa do ano de 2012.” Eu quero é Campeonato de verdade, quero Copa Libertadores e Mundial!

Em razão do que aconteceu no último Vasco x Flamengo, pela Taça Rio, e em consequência dos constantes erros de arbitragens, em desfavor do Vasco beneficiando o rival, o blog Incondicionalmente Vasco conclama sócios e torcedores vascaínos a realizarem o enterro simbólico do Campeonato Carioca de Futebol Profissional, no dia 18/04/2012, na porta da sede do Tribunal de Justiça Desportiva do Estado do Rio de Janeiro – TJD/RJ. Rua do Acre, 47/2º andar – Centro – Rio de Janeiro – RJ. CEP: 20.180 – 000 – Tel: (21) 2253 0808 / (21) 2253 1577. Rio de Janeiro. O Velório começa às 16 horas e o sepultamento será às 18 horas.

Neste mesmo horário nossos 5 jogadores denunciados, mais o Presidente Roberto Dinamite, estarão sendo julgados e muito provavelmente serão condenados a penas que os tirarão das finais, se para estas nos classificarmos, o que já estamos a duvidar, não pelo nosso time, mas pelas circunstâncias que giram em torno do confronto de domingo próximo, em que não duvido que sejamos mais uma vez prejudicados por erros de arbitragem.

Outrora apelidado de “O Mais Charmoso do Brasil”, o Campeonato Carioca, de tempos para cá não é mais aquele que conhecemos das décadas de 60/70/80 e 90. Com estádios vazios e rendas pífias, o Carioca virou um torneio de pré-temporada disputado por clubes de bairros, com elencos temporários, e que agora serão desfeitos. A maioria desses clubes adormecerá e só em outubro voltarão a se preparar para aparecerem mais uma vez por 3 meses, em 2013, como meros figurantes, com um deles, talvez, conseguindo chegar numa semi-final de turno.

O Carioca que eu conheci quando menino, aquele que todos nós conhecíamos, desde os anos 70/80 morreu! Hoje temos um “Torneio de Verão”, uma Pré-Temporada abarrotada com times sem expressão, todos usados por empresários como vitrines para negociar jogadores ao longo do ano, já que quase todos esses pequenos clubes, logo após o campeonato, encerrarão suas atividades retornando apenas no final do ano.

Valendo-nos do sagrado direito constitucional de manifestação, façamos um Protesto pacífic contra as más arbitragens e o péssimo e fracassado Campeonato Carioca, pugnando por mudanças já visando recuperar a credibilidade e o real valor deste Campeonato tão tradicional, e quem sabe, salvar determinados clubes pequenos, porém tradicionais, da extinção!