CANAL 100, DO VASCO


O Canal 100 foi um famoso cine-jornal brasileiro.

Fundado em 1957 por Carlos Niemeyer, inicialmente com o nome “Lider Cinematográfica”, funcionou até 2000. Com sede no Rio de Janeiro, o cine-jornal era exibido semanalmente por todo o Brasil e realizava sobretudo documentários cinematográficos de eventos importantes do país e do futebol.

Tornou-se muito conhecido pela qualidade da filmagem dos jogos de futebol com uma visão documental e uma narrativa dramática. Teve um cinegrafista particularmente famoso, o Francisco Torturra. De seu acervo foram realizados vários filmes de longa metragem, como Brasil Bom de Bola e Futebol Total.

Com a morte do seu fundador, o Canal 100 foi gradualmente deixando fazer novas filmagens, restando um grande arquivo histórico. Em 2001, Alexandre Niemeyer, filho de Carlos Niemeyer, iniciou um projeto em que visava a recuperação e apresentação de todo o acervo cinematográfico feito pelo seu pai e o Canal 100.

Foi criada a “Revista Canal 100” que apresenta fotos do arquivo e um site oficial do projeto onde é possível ver pequenos filmes.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Canal_100

Site: http://www.canal100.com.br/

Vídeos do Club de Regatas Vasco da Gama produzidos pelo Canal 100. Veja, relembre e divulgue. A preservação do passado, bem como da Memória Histórica contribui para um Futuro promissor!

Vasco da Gama 2 x 1 Botafogo – 1976 – Gol de Placa de Roberto Dinamite

Vasco da Gama 2 x 0 Fluminense – 1977

Vasco da Gama 4 x 2 Flamengo – Carioca de 1979 – 3 gols de Roberto Dinamite

Flamengo 0 x 1 Vasco da Gama – 1981