Conmebol acata pedido e inclui título do Vasco de 1948 em seu site


Conquista sul-americana já era reconhecida pela entidade, mas ainda não havia menção alguma no site

Conquista sul-americana já era reconhecida pela entidade, mas ainda não havia menção alguma no site

A Conmebol, enfim, acatou ao pedido da diretoria do Vasco e incluiu no site oficial da entidade uma referência ao título sul-americano conquistado pelo Cruz-Maltino, em 1948.

Em 1996, o Vasco já havia sido reconhecido como primeiro campeão sul-americano pelo título de 1948. Mas a diretoria pedia que a conquista fosse oficializada no site oficial da Conmebol.

Agora, no site, o título de 1948 aparece na página que relata toda história da Copa Libertadores de América.

Em 2012, a diretoria vascaína preparou todo um dossiê para que esse título fosse ratificado e o entregou ao então presidente da entidade, Nicolás Leoz. O LANCE!Net acompanhou ao encontro, realizado na sede da Conmebol, no Paraguai.

Na ocasião, o Vasco enfrentaria o Libertar (PAR), pela Copa Libertadores. A diretoria aproveitou a situação para conseguir essa reunião com Leoz. O próprio Roberto Dinamite esteve presente.

Presidente do Vasco da Gama, Roberto Dinamite, e Diretor do Centro de Memória, João Ernesto, entregam ao Presidente da Conmebol, Sr. Nicolás Leoz, o pleito de publicidade no site da entidade, do título do Sul-americano de 1948, já reconhecido  em 1996

Presidente do Vasco da Gama, Roberto Dinamite, e Diretor do Centro de Memória, João Ernesto, entregam ao Presidente da Conmebol, Sr. Nicolás Leoz, o pleito de publicidade no site da entidade, do título do Sul-americano de 1948, já reconhecido em 1996

– Esse é um desdobramento daquele nosso pedido à Conmebol, de reconhecer o Vasco como primeiro campeão sul-americano de clubes. A conquista até já havia sido reconhecida, mas pedimos essa menção no site oficial. Então preparamos um dossiê e entregamos ao Nicolás Leoz na ocasião – explicou João Ernesto da Costa, vice de relações especializadas do clube, que também esteve presente no encontro com o presidente da Conmebol.

O título foi reconhecido em 1996. Mas, recentemente, o associado Marcus Simonini me escreveu atentando para esse fato, de que não havia menção alguma no site da Conmebol, e elaborei esse dossiê – completou João Ernesto.

Como foi o título de 1948

A competição foi disputada em Santiago, no Chile, organizada pelo Colo-Colo, e reuniu os campeões nacionais de Chile, Uruguai e Argentina, o campeão do Rio de Janeiro, além de representantes de Bolívia, Peru e Equador.

Na ocasião, todos jogaram entre si e o Vasco, que somou mais pontos (4 vitórias e 2 empates) terminou na primeira colocação.

Paticiparam River Plate, da Argetina, Litoral, da Bolívia, Colo-Colo, do Chile, Emelec, do Equador, Municipal, do Peru, Nacional, do Uruguai, além de Vasco representando o Brasil.

Leia mais no LANCENET! http://www.lancenet.com.br/vasco/Conmebol-pedido-inclui-titulo-Vasco_0_932906818.html#ixzz2VmOhDmo2
© 1997-2013 Todos os direitos reservados a Areté Editorial S.A Diário LANCE!