90 anos dos Camisas Negras! Vasco pede para a torcida ir de preto no jogo contra a Ponte-Preta


Os Camisas Negras

Os Camisas Negras

Em antecipação ao aniversário de 90 anos de seu primeiro título no futebol, o departamento de marketing do Vasco lançou uma campanha para os torcedores que forem a São Januário para o jogo contra a Ponte Preta, nesta quinta-feira, vestirem preto. A homenagem se deve ao fato de que a conquista estadual de 12 de agosto de 1923 saiu exclusivamente dos pés de jogadores negros, de acordo a histórica luta social que o clube enfrentou na época.

No comunicado, o Cruz-Maltino confirma que o time também estará com um uniforme que faz alusão ao título, inclusive com os nomes dos campeões às costas.

Os dez sócios que enviarem as melhores respostas para a pergunta “qual a importância da luta do Vasco contra o racismo para a história do futebol?” vão ganhar uma camisa retrô da linha comemorativa aos Camisas Negras e também poderão entrar em campo antes da partida. Basta conferir as condições no site oficial do Vasco e participar.

A façanha surpreendente foi um passo fundamental para que o preconceito racial fosse abolido do esporte no país. Na ocasião, a equipe era vista como inferior, já que América, Botafogo, Flamengo e Fluminense detinham a força política e recebiam apenas atletas brancos. Durante a década, estes rivais chegaram a formar uma outra liga paralela para tirar a força do movimento, mas não tiveram sucesso após a chamada Resposta Histórica, dada pelo o presidente José Augusto Prestes, recusando-se a aceitar tais condições.

Em 1928, pelas mãos de trabalhadores negros e portugueses, o estádio de São Januário foi erguido, e o Vasco se consolidava como um dos grandes clubes do Rio de Janeiro.

FONTE: GLOBOESPORTE

E se você apoia esta idéia, e acredita que é importante valorizar a Camisa Negra, como símbolo da luta do Vasco contra o Racismo, participe da nossa campanha CAMISAS NEGRAS, como uniforme especial do Vasco da Gama, e assine o abaixo-assinado eletrônico em :

http://webvasco.com/artigos/