VASCO, MEU AMIGO DE INFÂNCIA, SEMPRE ESTAREI CONTIGO!


https://www.youtube.com/watch?v=mL1ngPXlVdA

Eu tinha 11 anos quanto esse jogo aconteceu, e já nutria forte simpatia pelo Vasco, mas era bombardeado por todos para torcer pelo Fluminense, pelo Flamengo, e até pelo Corínthians! E eu sempre dizia que não aceitaria a influência de ninguém na minha escolha. Que meu coração ia me dizer para quem eu iria torcer pelo resto de minha vida!

Eles tinham sido campeões da Copa Libertadores e do Mundial de Clubes (Copa Intercontinental/Toyota, de 81).
Meus tios me diziam que o flamengo era o melhor time do mundo. Todos me colocaram medo, naquela final. Diziam que era melhor eu torcer pelo flamengo, para ser campeão. (todo menino quer ser campeão, e o Brasil já tinha perdido a Copa de 82!)

A Mídia marrom e rubro-negra, desde os tempos de Ary Barroso (arqui-inimigo do Vasco), exaltava o favoritismo do flamengo.

Ouvi o jogo calado, e mesmo com receio da derrota, meu coração já havia feito a escolha quando o árbitro iniciou o jogo. Logo no início do segundo tempo, jogando com muita determinação, valentia e atitude, o Vasco marcou um gol, que seria o único da partida e do título, e eu um grito que estava preso há anos! Ali eu afirmava meu amor pelo Vasco, apresentado a mim pelo meu padrinho Carlinhos!

O Vasco era, é e sempre será meu primeiro amigo. Aquele me deu a prova de que com determinação, coragem, atitude e muita bola no pé, é possível triunfar!

Pensei eu: Se o flamengo era o melhor time do mundo, o Vasco era aquele que podia vencer o tal “melhor do mundo”! SOU VASCO! Ponto final!
Depois é que vim a conhecer mais a fundo a mais linda história de um clube de futebol! O Vasco não me ganhou pela história, apenas, mas sim pela coragem, pela atitude e pela determinação! Qualidades que eu carrego na minha vida, e que muitas vitórias pessoais me deram: Aprovação no vestibular para Direito na UFRJ, concursos públicos, e vitórias profissionais na minha carreira de Advogado.

O Vasco é o Time da Virada, eu dei muitas viradas na minha vida!

Domingo que vem, no Maracanã, estaremos juntos, meu amigo Vasco da Gama! Você, meu amigo de infância, não estará sozinho! De novo, e contra o velho rival, com garra, determinação e muita bola no pé, nós venceremos! E a história se repetirá, mas agora com meus filhos, que verão a tal Torre cair, e a Nau triunfar!

Jogadores Vascaínos, estaremos com vocês! Até o fim! Não pararemos de apoiá-los! Entrem lá e, com atitude, determinação, atenção, e muita técnica, acabem com eles, mais uma vez!

AO VASCO TUDO! CONTRA TUDO E CONTRA TODOS!